quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Para 2010...

Feliz 2010!!!

Que o próximo ano seja mais feliz, mais solidário, mais justo e mais próspero para TODOS!
Com menos violência, mais igualdade e melhor governação! Espero que, no próximo ano, os nossos queridos governantes se lembrem de trabalhar pelo povo e não contra ele!

A nível pessoal, comprometo-me publicamente a:

- voltar a estudar
- voltar a dançar
- aprender mais um instrumento musical
- aprender uma língua nova
- não faltar consecutivamente ao ginásio (ups, pagar não é suficiente?!)
- viajar
- doar alimentos e roupa com maior frequência (mensalmente?)
- fazer mais acções de trabalho voluntário
- fazer mais passeios em família (idas ao centro comercial não contam)
- gostar mais de quem gosta de mim e gostar menos de quem não gosta de mim
- ser um bocadinho mais egoísta e vez em quando (ou deverei escrever "deixar de ser parva"?! lol)
- divertir-me mais
- ser feliz!


Fica aqui registado para que me possam cobrar, caso eu esteja a falhar... :)
Até para o ano!

domingo, 27 de dezembro de 2009

Campanha PREENCHA ESTE VAZIO

"A Comunidade Vida e Paz precisa de recheio para as sandes que distribui todas noites a quase 500 pessoas sem-abrigo em Lisboa. São 28 800 sandes por mês, pelo que por vezes os nossos melhores esforços não são suficientes para obter recheio para o pão.

Apelamos-lhe, por isso, a partilhar connosco do queijo, fiambre, manteiga, compota, geleia, atum, salsichas e o mais que tenha na sua despensa, o mais rapidamente possível, já que estamos numa altura particularmente difícil par veicular estes apelos.

Se preferir doar por telefone, pode ligar o 760 50 10 20 - ao ligar, está a doar o equivalente a um litro de leite, uma lata de atum ou 2 latas de salsichas à Comunidade Vida e Paz (duração: 4 segundos; custo: 0,60€+IVA).


Contamos consigo para que as pessoas sem-abrigo possam contar connosco!
OBRIGADO!"

retirado daqui

O que fazes ao óleo alimentar usado?

Ora vejamos o que a Comunidade Vida e Paz propõe:

"Sabia que 1 litro de óleo contamina 1 MILHÃO de litros de água? E que a transformação do óleo alimentar usado em Biodiesel é uma alternativa ecológica aos combustíveis tradicionalmente utilizados, que reduz significativamente a emissão de CO2?

É dever de todos nós reciclarmos os óleos alimentares mas, sobretudo, é o que faz sentido!

Agora pode entregar o seu óleo alimentar usado na Comunidade Vida e Paz, para reciclagem.
Aderimos ao projecto recolha de óleos alimentares usados para reciclagem em parceria com a empresa Pédecão (certificada pelo Ministério do Ambiente), e disponibilizamos desde já recipientes de recolha nas nossas instalações, nomeadamente na sede, Tomada e Fátima.

Estamos actualmente na fase de angariação de parceiros, que terão um recipiente próprio nos seus estabelecimentos (cedido e instalado gratuitamente pela Pédecão), cujo transporte e substituição (quando cheios) ficarão a cargo da empresa de reciclagem. A Pédecão passará ainda, aos parceiros, o certificado ambiental (exigivel por lei a partir de 2010).

Por cada litro de óleo alimentar usado entregue, a Comunidade Vida e Paz receberá 0,20€ - o equivalente a dois pães para as ceias das pessoas sem-abrigo. Ajude-nos a divulgar esta iniciativa, divulgando a nossa adesão aos seus amigos, familiares e donos de bares / restaurantes que conheça. Com a sua colaboração, vamos poder ajudar mais pessoas e, todos juntos, vamos ajudar o ambiente, também!

+info: geral@alvalade.cvidaepaz.pt"

sábado, 26 de dezembro de 2009

CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo


Olá a todos!

Hoje venho divulgar mais uma instituição de solidariedade social:

CENTRO DE APOIO AO SEM-ABRIGO

Neste momento, o CASA desenvolve as seguintes actividades:

"- Distribuição de refeições quentes e embaladas, 365 noites por ano, na zona de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Setúbal e Região Autónoma da Madeira. Tal apenas é possível devido à preciosa ajuda e contribuição de alguns restaurantes de Lisboa, nomeadamente: Restaurante Lótus, Restaurante Oriente, Restaurante Psi, Restaurante Terra, Restaurante os Tibetanos, Restaurante Muito Bom, Só Peso e Frutaria Aquário (Telheiras) e Biocoop. Em Faro temos a contribuição do Espaço Himalaias, Restaurante Casa Algarvia e Restaurante Joshua's Shoarma Grill

-Distribuição de vestuário e calçado.

-Articulação com Juntas de freguesia para providenciar instalações para banhos e higiene para ao Sem-Abrigo. "

Para mais informações, clica aqui.

Vamos ajudar?

Eu quero. Quem vem comigo?

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Devaneio no Aeroporto!

hehe


(roubado descaradamente à laidita) lol

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

AMURT Portugal - Prendas do Coração

Há já algum tempo que ando a descobrir esta associação.
Entrei em contacto para saber um pouco mais e eis que obtive uma resposta.

Para além de saber mais pormenores de como participar, descobri que puseram em prática um projecto semelhante ao que tinha pensado (lembram-se do post Brainstorming?)

Vejam a página do projecto "Prendas do Coração" e, se puderem, participem!

Para mais info clica na imagem

domingo, 20 de dezembro de 2009

domingo, 13 de dezembro de 2009

Comunidade Vida e Paz organiza Festa de Natal para sem-abrigo

Mais um Natal que se aproxima... A azáfama dos preparativos para a ceia, a procura do presente ideal, tanta tanta coisa para fazer e tanto dinheiro para gastar!


Por muito que me custe admitir, o Natal tornou-se num evento consumista e egoísta! Todos procuramos comprar, desenfreadamente, todos os bens que nos podem fazer um pouco mais felizes! A nós, e àqueles que nos estão próximos. Esquecemo-nos, tantas vezes, do espírito solidário e humano do Natal... da fraternidade e da igualdade entre TODOS os seres...

Já pensaram que, enquanto nós desperdiçamos e nos entupimos de comida, existe uma quantidade assustadora de pessoas que não têm o que comer? A quantidade de pessoas que não tem nem uma farta ceia, nem presentes de Natal, nem sequer uma casinha acolhedora e decorada com motivos natalícios?

Pois é, por vezes esquecemo-nos. A pergunta que já me colocaram várias vezes quando digo isto é " E o que queres tu fazer? Deixar de comemorar o Natal porque há pessoas que não o podem fazer? Deixar de comer porque há pessoas que não comem?"
A resposta é um evidente "NÃO!"

Ser solidário não significa deixar de fazer as coisas porque há quem não tenha oportunidade de o fazer, mas sim ajudar a proporcioná-lo aos outros!
Gostavam de ser solidários no Natal?

Pois bem; a Comunidade Vida e Paz, mais uma vez, vai organizar uma Festa de Natal para os sem-abrigo onde todos podemos contribuir, dando-lhes uma mão solidária. Podemos ser voluntários ajudando a servir, mas também podemos oferecer ingredientes para a confecção destas cerca de 5000 ceias.

Vejam informações mais pormenorizadas no blog da CVP (http://comvidaepaz.blogspot.com/2009/10/esta-ai-maior-festa-de-natal-com-as.html) e/ou no seu blog dedicado ao Natal dos sem-abrigo (http://comvidaepaz-natal2009.blogspot.com/).

Feliz Natal!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de Dezembro

Efeméride:

"O dia 10 de Dezembro foi proclamado, em 1950, pela Organização das Nações Unidas, "Dia Internacional dos Direitos Humanos", com o objectivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal e assegurar a igualdade de todos os cidadãos e todas as cidadãs, o direito a uma vida digna, o direito ao trabalho e à segurança, o direito à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas."



vejam a notícia completa na fonte.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Christmas Carol

Mais um filme com a qualidade e a dose de loucura a que Robert Zemeckis, Jim Carrey (motivo pelo qual escrevi "dose de loucura" hehe) e a Walt Disney Pictures nos habituaram.

A qualidade das imagens (3D, HD) é impressionante... Confesso que, no início, e porque pouco sabia do filme que ia ver, fiquei sem saber se estava a ver um filme com imagem real ou uma animação. É, na verdade, uma animação... mas a semelhança das personagens com os actores que lhes dão voz é incrível, a qualidade das imagens, as cenas a alta velocidade, as quedas vertiginosas, as explosões, os sons, enfim, a quantidade e a qualidade dos efeitos especiais é espectacular!
Contudo, e apesar de ser para maiores de 6 anos, este filme não parece ser direccionado para crianças... para além de ter cenas de puro thriller, o filme embrulha uma mensagem muito clara!
Neste Christmas Carol, Jim Carrey dá voz e aparência ao velho Scrooge, um abastado e avarento senhor, que não faz mais nada do que trabalhar e juntar xelins. Trata o empregado como se ele não existisse, negligenciando a amizade que este lhe dedica; não consegue compreender como as pessoas conseguem ser felizes, se não estiverem inundadas em xelins; não consegue compreender por que é que as pessoas gastam tanto e vivem felizes uma idiotice chamada Natal. É então que o espírito do seu finado sócio lhe aparece (e aí surge a loucura de efeitos especiais) e lhe mostra a sua "vida depois da morte" e do quão arrependido está... anucia ainda, que nas três noites seguintes, Scrooge será visitado por três espíritos.
O primeiro espírito mostra os seus Natais passados, onde Scrooge relembra tudo aquilo que deixou para trás pelo trabalho: a família, o amor, etc. O segundo espírito, mostra-lhe o Natal presente... até que chega o curioso terceiro espírito... não vou contar quem é ou o que representa o terceiro espírito para não estragar a surpresa a quem for ver o filme...
O final?! Um final feliz bem próprio para um filme da Disney de Natal...
Porque se está sempre a tempo de mudar o que não está bem, porque a vida nos dá várias hipóteses, porque vale sempre a pena ser melhor... vale a pena ver este filme!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Blog amigo - Laidita's Moleskine

Olá! Hoje venho apenas para dar a conhecer um blog amigo:

Parabéns pelo Blog... Inspirador e interessante... muitas vezes me revejo nos pensamentos/ temas/ acontecimentos...
Parabéns e continuação do bom trabalho!

sábado, 14 de novembro de 2009

Caneças Solidária 2009

Já lá vai quase um ano desde o primeiro evento que a Mão Solidária divulgou. Lembram-se?


Pois é, mais um ano passou e mais uma iniciativa "Caneças Solidária" se aproxima:


Queres participar?

Visita o blog Nau da Bolha para saberes como.

Eu vou lá estar!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Alvíssaras, senhores compositores!

Se há público difícil de agradar é o público infantil... o que gostam gostam e o que não gostam não há frete que o mascare!

Queria deixar uma palavra de congratulação e agradecimento aos senhores(as) que compuseram e interpretaram esta magnífica pérola da música infantil actual:



Não é que este tema faz mesmo milagres?
Hoje, quando já estava a maldizer a minha escolha profissional, decidi pôr esta música para ver se algo me valia... e não é que, de repente, o milagre acontece? Acreditam que um pequeno demoniozinho em prantos, com força de touro e cordas vocais de um autêntico soprano, se transformou numa pequena criatura sorridente e a cantarolar as "loronjos o bononos"?! Pois é verdade; aconteceu...
Pois é, os coitados dos meus colegas é que sofreram a consequência disso: ouvir-me o dia todo a cantar lurunjus u bununus!

domingo, 8 de novembro de 2009

Brainstorming a propósito do Natal

Olá a todos!

Eu sei que o Natal ainda está longe, mas para se fazer uma coisa bem feita, tem de se ter tempo para pensar:

Ora bem, gostaria de saber quem está disponível para colaborar num projecto Natalício... para proporcionar a alguém um Natal mais feliz.

Para já, e como pontapé de saída, proponho uma angariação de presentes para crianças desfavorecidas e/ou de instituições de solidariedade social.

Todos sabemos o que um presentinho de Natal significa para uma criança... todos nós podemos dispender de mais meia dúzia de euros para oferecer uma prenda a uma criança, não podemos? e que tal incentivar familiares e amigos a fazer o mesmo? E pegar naqueles brinquedos que já ninguém usa, e que até estão em bom estado, e embrulhá-los e oferecer a uma criança que pouco tem?

Pensem nisso.

Deixem as vossa ideias e disponibilidade para participar aqui neste post ou enviem-me mail.... para o meu pessoal (para os mais chegados) ou para adoptaumamigo@gmail.com

Um presente cheio de Natal

Campanha de Natal do Imaginarium

http://www.imaginarium.pt/navidad_solidaria/

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

José Saramago - o Nobel polémico


Já não é a primeira vez que José Saramago está no centro de uma acirrada polémica... desta feita, os defensores dos valores da igreja (e não apenas estes) ofenderam-se com o mais recente livro editado pelo Nobel - "Caim":



A reacção/crítica mais "badalada" é a que TSF online assim escreveu:
"O eurodeputado do PSD, Mário David, que é também vice-presidente do Partido Popular Europeu, pensa que José Saramago devia cumprir o que ameaçou e renunciar à nacionalidade portuguesa.
No meio político, José Saramago recebeu a crítica mais violenta até ao momento pela voz do eurodeputado Mário David, que falando em nome pessoal e assumindo-se católico não-praticante, disse ter «vergonha» de ser compatriota do escritor.

José Saramago afirmou, a propósito do seu último livro, «Caim», que a bíblia «é um manual de maus costumes e um catálogo de crueldades».

O eurodeputado Mário David não gostou do que ouviu, sente-se insultado, e por isso escreveu no blog da Internet, tendo-o repetido depois à TSF, que Saramago devia renunciar à nacionalidade portuguesa."

Como ouvi hoje, na rtp1, José Saramago disse (quando questionado sobre a sua disponibilidade para estar presente em debates sobre este tema) estar totalmente disponível, desde que:
- quem vier que venha de boa fé,
- quem vier que tenha lido o livro.
Sim, meio mundo critica, mas a grande maioria não leu o livro!
Sejamos tolerantes, meus amigos... liberdade de expressão, sabem o que isso é? Quem quer compra, quem quer lê, que não quer, passa ao lado! É o que se costuma fazer!
enfim... tomai juízo!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vivo num mundo de injustiças!

A imagem que resume como me sinto hoje é esta?

OU será esta?

Acho que é um misto de ambas!
Se é submissão e "deixa-andarismo" que eles querem... bem que se vão lixar, porque eu não cruzo os braços! A justiça será reposta!
Não vou permitir tal exploração!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Obrigada!

Ena! Já passou! :) e, ao que parece, correu bem.

Já agradeci o apoio na realização do projecto, agora agradeço o apoio "in-situ". Emocionante, mesmo!

Ena pá! E passar o dia de anos em Barcelona é chiquérrimo. lol

Obrigada a todos pelo esforço em fazer do meu aniversário, um dia especial. Pela atenção e carinho que me foram dedicados.

Pronto, estou sensível... e se aponto o que não gosto, também sinto que devo apontar o que gosto.

sábado, 10 de outubro de 2009

Agradecimento público :)

Os últimos dias foram passados assim:






















Agora, a sensação é mais esta:

Aqui deixo o meu agradecimento público a todos os que contribuiram para este projecto:















Porque duas cabeças pensam melhor do que uma e três ainda pensam melhor! hehe



Obrigada!

Ai... a parte chata vai ser esta:



hihihi
bjs

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A arrancar cabelos...

Aiiiii! Hoje estou assim:
Mas estará tudo doido?! Ou serei eu?! lol

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Devaneio

Há dias em que me apetece escrever algo e mostrar ao mundo... não me ficar, apenas, pelas minhas folha perdidas... Mas, com dois blogs tão dedicados, não tenho onde encaixar os meus devaneios...

Contudo, a ideia de criar um 3º blog começa a ser assustadora...

Por isso, e apenas porque hoje me apetece, aqui vai:


Tropecei nisto num blog que visitei e não é que me dispôs bem?! Era bom que fosse verdade!

hahaha

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Campanha Escolar Solidária 2009

A AMI (Assistência Médica Internacional) lançou mais uma campanha solidária, desta feita, a propósito do regresso às aulas.

Trata-se de um kit que contém dez capas plásticas transparentes e adaptáveis, um conjunto de autocolantes reaplicáveis e dez etiquetas Disney personalizáveis, adaptando-se a todos os formatos de livros e cadernos até 21x30 cm (A4).
Este projecto tem 2 objectivos: angariar fundos para a aplicação em projectos de apoio social e,ao mesmo tempo, fomentar a conservação dos manuais escolares para que possam ser reutilizados nos anos seguintes.

Para mais informações visitem o site da AMI.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Isto é inteligente!

Todos nós sabemos o quão difícil é suportar o início do ano lectivo... desde o material escolar até aos livros das várias disciplinas, muitas são as parcelas que fazem do início do ano, uma tormenta para os encarregados de educação.

Em Sesimbra, há uma ajuda para as famílias mais carenciadas:




Isto é inteligente! Poupa-se dinheiro, poupa-se o ambiente e ajudam-se as pessoas!

A ideia não é nova, mas a capacidade de a pôr em prática merece os nossos parabéns!

Sesimbra em Grande!

Cliquem aqui para saberem um pouco mais sobre este projecto e, quem sabe, talvez participar...

;)

domingo, 23 de agosto de 2009

Ska-p na Festa do Avante

Mais uma vez vos apresento ska-p e a sua obra de intervenção!



Os Ska-P vão estar a Festa do Avante no dia 6 de Setembro.
Para mais informações, clica aqui.

Passa a Palavra

Porque a informação nunca é a mais... Passa a Palavra!

Clica aqui!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Campanha Pobreza Zero

Olá a todos!

Depois de uma pausa para reflexão, cá estou de volta à mão solidária.

Eis que me sinto, hoje, tentada a partilhar convosco a minha mais recente aquisição:


Desiludidos?! Estavam à espera de algo grandioso, certo?! Não deixa de ser grandioso, o facto de que já ando à procura de uma "fitinha" destas há uns tempos (desde que tenho mais uma chave para guardar) e, até hoje, ter resistido a todas as que se cruzaram comigo... Mais grandiosa ainda, é a causa que esta fita simboliza e da qual é objecto de luta!



Certamente já conhecem a Pobreza Zero.

Sabem Como nasceu a campanha Pobreza Zero?

.

"A campanha Pobreza Zero foi lançada pela oikos em 2005, ano de importantes acontecimentos, tais como a Cimeira da ONU do Milénio + 5, a reunião do G8 na Escócia, onde foram perdoadas dívidas de vários países pobres (e feitas algumas promessas que entretanto não foram cumpridas) e a Cimeira da OMC, onde se discutiram também importantes questões do comércio internacional."


Desde então, têm-se sucedido campanhas e projectos, resultantes da cooperação entre várias organizações (Amnistia Internacional, Médicos do Mundo, oikos e Quercus), com vista à erradicação da pobreza no mundo.


.
Hoje, cruzei-me com um jovem activista que, na porta de uma loja de artigos de deporto, tentava a todo o custo fazer parar os transeúntes, sensibilizando-os para a causa. Como é costume, a maioria das pessoas não tinha tempo para parar 1 minuto e, pelo menos, ouvir. enfim...

Estão à venda vários artigos (fitas, t-shirts, cadernos com desenhos, etc.). Para os que não possam passar nas superfícies comerciais para colaborar, deixo a imagem e o link da página do sítio da Pobreza Zero, onde estão à venda alguns dos seus artigos:



E que tal? Com vontade de colaborar?

bjs

quinta-feira, 16 de julho de 2009

domingo, 31 de maio de 2009

1 de Junho - Dia Mundial da Criança



E que tal, neste Dia Mundial da Criança, relembrar os Direitos da Criança - consagrados pelas Nações Unidas, em 1989, através da Convenção da Criança (CDC).



Foi no site da Unicef que encontrei a informação que vos deixo de seguida:




"A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo juridíco para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.

Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e tembém pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.
Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.


A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outrosdireitos das crianças:

• a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial –todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
• o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões quelhe digam respeito.
• a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos eà igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.
• a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntosque se relacionem com os seus direitos.



A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:



• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)
• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)
• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)"



Para saberem mais, visitem o site da Unicef. Lá encontrarão um Mundo de direitos reconhecidos pelas Nações Unidas que, infelizmente, são muitas vezes esquecidos. Mas como?! Porquê?!

sábado, 23 de maio de 2009

Um mesmo Planeta! Uma mesma espécie! Dois mundos Opostos!

Vejam esta fotografia



E agora vejam este vídeo de Fernando Vilela

Isto é justo? Isto é natural? Haver uns a pedecer no excesso de alimentação e outros a definhar com a falta deles? E dividir, repartir, distribuir?
O que pensas sobre isto? O que estás disponível para fazer em relação a isto?
Alguém me acompanha na vontade de ajudar os que morrem por fome?
Vamos recolher alimentos, vamos criar uma associação, vamos apoiar uma associação já existente... eu sei lá o que podemos fazer, mas sei que devemos fazer!
Aguardo os vossos comentários.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

REFLEX - A Fotografia é Arte

Prémio de Fotografia - REFLEX

REFLEX A FOTOGRAFIA É ARTE. REVELE-SE

"Um prémio temático de fotografia, aberto a todos os cidadãos residentes em Portugal, profissionais, estudantes e amadores. Tem como principais objectivos a dinamização do meio fotográfico e a valorização da fotografia enquanto expressão artística. Culmina com uma exposição fotográfica das obras finalistas e, em simultâneo, com o lançamento da edição especial da revista CAIS, também dedicada ao mesmo tema. Em 2006, o Banco Espírito Santo elegeu este projecto CAIS como um investimento social concertado com a sua política de mecenato da fotografia em Portugal e, este ano, o “Concurso de Fotografia CAIS” funde-se com “Um certo Olhar – BES” revelando - REFLEX – Prémio de Fotografia CAISBanco Espírito Santo.


2003 CFCAIS SENSUALIDADE E EROTISMO - 420 obras de 122 concorrentes
2004 CFCAIS ÀS VOLTAS COM A VIDA - 553 obras de 160 concorrentes
2005 CFCAIS O SILÊNCIO - 634 obras de 127 concorrentes
2006 CFCAIS O TEMPO – 2.529 obras de 487concorrentes
2007 REFLEX ARTISTAS – 802 obras de 209 concorrentes
2008 REFLEX Sons, Odores e Sabores - 834 obras de 870 concorrentes
2009 REFLEX Gerações - Candidaturas de 29 de Abril a 29 de Junho em http://www.reflex.com.pt/"

mais info em www.cais.pt

domingo, 3 de maio de 2009

Campanha Computadores Solidários


Campanha da Associação Bem-Haja


"Computadores, monitores, teclados, ratos, impressoras, colunas, etc.A Associação bem-haja.net criou a Campanha «Computadores Solidários» para fazer oferta de equipamentos informáticos a instituições sem fins lucrativos de Solidariedade, Apoio Social e Voluntariado.
Esta campanha visa a recepção de material informático usado, considerado pelos proprietários como excedente, para oferecer a instituições que dele precisam para as tarefas administrativas ou projectos especiais, como salas de formação, espaços de convívio ou missões humanitárias.

O desafio é lançado a Empresas e Particulares que possuam material informático em condições de funcionamento, com dois grandes objectivos:
1. Colmatar as necessidades técnicas das instituições, promovendo a melhoria das suas condições de trabalho e dando oportunidade a que os seus recursos financeiros possam ser canalizados e aplicados em benefício dos respectivos associados.
2. Permitir a reutilização de equipamentos ainda em ciclo de vida, evitando a sua destruição precoce e contribuindo para a preservação ambiental com a redução do volume de resíduos.
Entre Junho de 2005 e o final de 2007, 24 instituições beneficiaram da Campanha «Computadores Solidários» através da oferta de um total de 600 equipamentos informáticos, dos quais, 20% de computadores, 23% de monitores e 15% de impressoras.O valor financeiro estimado das ofertas ascende a sete mil euros (€7.000,00)."


sexta-feira, 10 de abril de 2009

Campanha DOM

Conhecem o meu DOM? Como o meu há muitos mais... amarelos, azuis, rosa, etc... lol




Nos próximos dias, nas superfícies comerciais perto de todos nós, estará em vigor mais uma campanha DOM. Quem se enamorar deste bonequinho, estará a contribuir para ajudar instituições tão nobres e tão importantes na nossa sociedade como a APAV e a ACREDITAR.
Os vossos DOM's esperam por vocês... hehe

domingo, 5 de abril de 2009

Desabafo...

Isto pode parecer idiota, mas apetece-me partilhar... vocês dirão "ah, é a realidade", "isso já acontece há muito tempo e em todo o lado", "lá estás tu com a mania que podes mudar o mundo". enfim... mas não consigo deixar de experimentar um sentimento de angústia, de impotência e de revolta contra as injustiças sociais e a falta de apoio, quando vejo uma pessoa numa noite fria a dormir na rua em cima de um cartão! Ora, se não gosto de ver animais na rua, sem ter onde se abrigar nem o que comer, também não gosto de ver humanos nessas mesmas condições...
É um sentimento que não consigo evitar, não consigo passar por um sem-abrigo e ficar indiferente... cada vez que isso acontece, não consigo evitar pensar n' "o que será que aconteceu a esta pessoa para agora estar aqui?! Poderei ser eu um dia destes?".
Muitos pensam que quem está na rua é porque não quer trabalhar... Gostava que pensassem, por um momento, que a pessoa que está na rua não o faz por gosto, com certeza! E procurar emprego dando a morada para contacto "pátio em frente ao ministério da justiça, caixa de cartão nº 3", não é uma boa ajuda para a selecção.
Eu acho que cada vez se vêem mais pessoas nas ruas... ontem de manhã, eram cerca de 7h da manhã quando ia para o trabalho... um vento e um frio de rachar e havia uma quantidade assustadora de pessoas a dormir em santa apolónia, no terreiro do paço (e em muitos mais lugares pelos quais não passei, obviamente)... No final do meu dia de trabalho, eram cerca de 19h quando passei pelos mesmos lugares e ainda vi mais pessoas já sentadas nos seus cartões! Uma coisa que me tocou especialmente... um casal novo que encostava dois cartões e se tapava com a mesma manta... estavam os dois na rua! enfim, é melhor não continuar...
O propósito deste artigo?! Deixar esta frase: VAMOS FAZER ALGUMA COISA?!
Aceitam-se ideias, parcerias, saberes e, acima de tudo, vontades!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Toalha de Páscoa Solidária!

Esta peça, pertence à rubrica "Artesanato Solidário" e está disponível por 23 mãos (+ portes de envio)!


Aproveita! É uma peça única!

terça-feira, 31 de março de 2009

Artesanato Solidário - Bolsinhas

Já conheces as nossas bolsinhas?!



Aqui fica a sugestão para uma lembrança para a Páscoa...

.

Bolsa Laranja - refª AS062 - 5 mãos

.

Bolsa Rosa - refª AS063 - leiloada em http://adoptaumamigo.blogspot.com/2009/03/leilao-da-pascoa.html.

domingo, 22 de março de 2009

Isto é verdade?!

Há dias recebi um mail que me perturbou um bocado. Será que isto está mesmo a acontecer? Sinceramente, nunca tinha ouvido falar disto neste país que me é, afectivamente, tão próximo.

eis o mais importante do mail:


"End "Corrective" Rape of Lesbians in South Africa
Target: South African President Kgalema Motlanthe
Sponsored by: Care2

A new ActionAid report describes the shocking rise of "corrective" rape in South Africa - in which South African lesbians are being raped in an effort to "cure" them of their sexual orientation. Support groups in Cape Town say they see 10 new cases of "corrective" rape every week. And it's even more widespread around the rest of the country.

Many perpetrators of rape already go unpunished in South Africa, but the situation is even worse for lesbian women. Indeed, 31 lesbian women have been murdered in homophobic attacks since 1998, but in only one of these cases has there been a conviction.

Although South Africa's constitution recognizes rights of gay and lesbian people, its legal system does not view crimes committed against gay and lesbians on the basis of sexual orientation to be hate crimes. The South African legal system must recognize "corrective" rape as a hate crime in addition to a rape in order to establish a greater punishment for this brutal and widespread act of sexual violence. Urge South African President Kgalema Motlanthe to deem "corrective" rape a hate crime!"
Para mais informações, cliquem aqui.

terça-feira, 10 de março de 2009

Crise no Zimbabwe

Recebi um apelo que passo a partilhar...

"Zimbabwe In Crisis
Zimbabwe's new unity government is inheriting a lot of old problems. A devastating cholera outbreak has killed more than 3,000 people, hunger is widespread, and political issues remain unresolved despite months of negotiations. That's why the African Union must do everything it can in its official role as guarantor of the new unity government.
Add your name to our petition and ask the African Union to keep its promise to Zimbabwe's new government.
African Union Chairman Muammar Gaddafi,"

http://www.one.org/international/zimbabweandtheau

opiniões?

domingo, 1 de março de 2009

Só para estudantes!


A Operação Nariz Vermelho lançou um desafio aos estudantes:


"Incentivo e acompanhamento de projectos de estudo de índole académica, pois queremos contribuir na formação dos futuros agentes sociais.
Temos muito prazer em ajudar a todos os estudantes que queiram realizar trabalhos sobre a Operação Nariz Vermelho
."


Uma boa forma de desenvolver as competências sociais e solidárias e, simultaneamente, ajudar uma instituição...


Mas, para elém desta campanha, existem muitas mais, para estudantes e não só... clica aqui.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Doentes de Alzheimer ajudados por um colar

A Doença de Alzheimer é uma patologia neuro-degenerativa progressiva e incapacitante que leva o paciente à total dependência. Deste modo, a qualidade de vida do indivíduo é afectada, assim como a daqueles que compartilham o seu dia-a-dia.
Esta patologia foi descoberta em 1907 por Aloïs Alzheimer e representa 65% dos casos de demência.

(Aloïs Alzheimer)

"Em Portugal haverá cerca de 70 mil pessoas a sofrer de Alzheimer. A doença cujo sintoma primário é a perda de memória leva a que a maioria dos doentes se perca. O novo projecto Rumo Seguro ajuda a localizá-los e a identificá-los. O programa, de âmbito nacional, foi lançado em Dezembro do ano passado e tem como objectivo "permitir à pessoa portadora da doença um reencaminhamento rápido e seguro para a sua família, diminuindo a preocupação dos cuidadores", explica Mariana Nunes de Almeida, uma das responsáveis pelo projecto.

(...)

O Rumo Seguro é um programa desenvolvido, em parceria, entre a a Alzheimer Portugal, Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, e a empresa de Consultoria especializada na Indústria Farmacêutica, AMAZE. E tem por base a substituição do comum GPS por uma pulseira ou um colar que os doentes deverão transportar com eles. Esse objectos têm um código "complexo e exclusivo" atribuído no momento de inscrição no programa [ver ficha], que permite encontrá-los, identificá-los - o que, actualmente, não é fácil, porque muitas vezes eles não sabem dizer quem são - e posteriormente devolvê-los à família."

Para ler a notícia completa, clica aqui.


E que tal apostar no diagnóstico precoce?






terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Artesanato Solidário!

Olá Solidários Amigos!





Durante os próximos tempos, apresentarei na barra lateral (à direita) alguns artigos de artesanato... Os interessados deverão deixar comentário neste artigo ou enviar mail para adoptaumamigo@gmail.com.


O lucro do artigo será entregue a uma insituição de solidariedade (que em tempo adequado colocarei a votação), sempre que for atingido o valor de lucro de 20 mãos...




O que acham???

beijos e abraços solidários!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Associação Auxílio e Amizade

Eis mais uma Associação de apoio social que vos venho apresentar hoje: a Associação Auxílio e Amizade (AAA). Para saberem mais sobre esta instituição, cliquem aqui.

A campanha que divulgo de seguida é apenas uma entre várias que estão, actualmente, em vigor... consultem o site para saberem mais!


"A Associação Auxílio e Amizade iniciou uma Nova Campanha Campanha Ajudar Mais
Fazer de um pouco - muito mais

Gostaríamos de poder ajudar mais, alimentando mais famílias carentes. Todos os dias novos pedidos de auxílio ecoam na despensa vazia da Associação Auxílio e Amizade.Ajude-nos a não fazer recusas a quem tem fome.Quando fizer as suas compras inclua mais um pacote, de qualquer coisa, que por muito pequena que seja, pode ser a refeição de quem NADA tem.Contando uns com os outros podemos fazer mais, dar mais, construindo o futuro de todos.Troque o saco vazio por uma esperança. Retome a sua boa ideia. Lembra-se de quando ouviu falar, pela primeira vez, das famílias carentes que a AAA assiste? Nesse dia sentiu uma enorme vontade de contribuir, de se aproximar dessas pessoas tão carentes que vivem com quase NADA. Nessa altura, sempre que ia ao Supermercado, juntava alguma coisa mais para entregar na AAA, para deixar no cesto dos géneros algo que pudesse ser depois distribuído. Ainda se recorda da emoção de transportar o saco com um, dois ou três produtos diferentes, de acordo com o seu orçamento, e de tudo o que sentia quando o entregava? Era sempre um momento de felicidade, não é verdade? Agora pense: há quanto tempo já não faz isto? Os meses foram passando, ouviu falar que se podem dar donativos em dinheiro e foi-se esquecendo, devagarinho, de juntar às suas compras mais um pacote de açúcar ou de arroz, uma latinha de atum ou uma embalagem de massas, um saquinho de feijão ou uma pasta de dentes. E sabe que mais? Outras pessoas também se esqueceram! Então, agora, retome a sua boa ideia . Envolva esta Campanha com o seu coração. Traga um pouco da sua esperança num mundo melhor para impregnar de alegria os sacos que vamos distribuir às nossas famílias carentes. A sua contribuição feita com afecto, com o carinho que sente ao lembrar-se dos que NADA têm, porque se lembra deles quando se lembra de si, vai fazer de si um colaborador de Jesus, alguém de quem o Mestre se socorre para levar um sorriso às casas mais tristes da cidade.
LEMBRE-SE: o auxílio em géneros é uma forma de amizade.
Retome a sua boa ideia.
AAA- Direcção de Apoio Técnico"

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Fundo Contra a Indiferença - AMI

Há uns anos atrás, propuseram-me fazer um trabalho sobre uma instituição... uma qualquer... e, já nessa altura, achei que a AMI (Assistência Médica Internacional) era merecedora de uma atenção especial... SG, MS e TF, lembram-se das nossas aventuras pelas ruas de Lisboa?! lol

Ora muita coisa teria para dizer sobre a AMI, mas acho que tudo o que dissesse seria sempre apenas uma pequena parte do que existe para dizer. Assim, para aqueles que queiram obter mais informações em relação à AMI, aconselho vivamente que visitem http://www.ami.org.pt/.

Hoje, quero apenas partilhar uma das mais recentes campanhas da AMI:





Através desta campanha, a AMI pretende "levar a cabo missões de emergência, a AMI mantém-se em constante estado de prevenção, mantendo os seus operacionais e equipamento de emergência preparados para serem enviados para onde for necessário.

Vinte anos após o lançamento da sua primeira missão, a AMI pretende lançar um desafio solidário às empresas e outras entidades públicas e privadas portuguesas no sentido de constituírem uma rede de doadores para o Fundo Contra a Indiferença."

Veja mais aqui.

Esta é apenas uma de várias campanhas em vigor... visitem o site para saberem mais...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Instituto Gulbenkian de Ciência

Colaborar com a investigação científica é contribuir para a evolução da sociedade. Novos conhecimentos são vantajosos para todos: mais sabedoria resulta numa melhor capacidade de compreender e actuar face a várias situações da vida actual, nomeadamente na saúde.

A Fundação Calouste Gulbenkian, sediada em Lisboa, e criada por disposição testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian, é uma instituição de direito privado e utilidade pública, cujos fins estatutários são a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação. Esta Fundação tornou-se num marco incontornável na investigação científica, na arte e na cultura portuguesa!




As actividades desenvolvidas directamente pela Fundação no campo da investigação científica e do ensino estão concentradas no Instituto Gulbenkian de Ciência. O Instituto está instalado em Oeiras, num campo científico constituído por diversos edifícios, junto ao Palácio dos Marqueses de Pombal.
Quer colaborar com o desenvolvimento científico, levado a cabo pelos cientistas da Gulbenkian? Pode participar nos eventos promovidos por esta instituição e pode também contribuir para o aumento dos fundos disponíveis para investimento na investigação: está à venda uma colecção de 5 Canecas e 5 Pins temáticos, com imagens escolhidas pelos cientistas que levam a cabo um sem-número de actividades experimentais sob a alçada Gulbenkiana... clique aqui para saber mais.



Fiquem atentos às actividades da Fundação

CEDACE


O que fazer quando uma doença nos tira a capacidade de responder fisicamente aos desafios do dia-a-dia?! E quando vemos ameaçados os nossos projectos de futuro, por causa de uma enfermidade que nunca pensámos que "calhasse" a nós?! O que podemos fazer é lutar pela vida e, em muitos casos, aguardar que alguém nos estenda uma mão e nos ajude...



A doação de medula óssea é uma das forma mais simples e mais úteis de ajudar quem está doente! É uma atitude altruísta que pode salvar muitas vidas! Pensemos: "e se fosse eu que precisasse?!"

Pois bem, apresento-vos o CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão). Para mais esclarecimentos, clica em CEDACE.

Para se tornar doador voluntário, basta inscrever-se e doar um pouco de sangue para que possa fazer parte da base de dados desta organização.



Algures no mundo poderá haver alguém que precise da sua ajuda... poderá salvar a vida a alguém... pense nisso!




sábado, 17 de janeiro de 2009

KAZOO

Eis que descobri esta associação entre as novas tecnologias e a solidariedade. Será possível?!


"Primeiro serviço móvel de cariz social


Kazoo é o nome do primeiro serviço móvel de cariz social a nível nacional. Lançado pela TMN, em parceria com a Generation Kazoo, esta nova solução vai canalizar 5% de todos os carregamentos efectuados pelos clientes no cartão Kazoo para uma instituição social. O cliente é quem decide qual a instituição para a qual revertem as receitas.

Já imaginou poder ajudar a melhorar algo em que acredita, sempre que fizer uma chamada ou enviar um SMS do seu telemóvel? Agora já pode. A TMN apresenta-lhe Kazoo, a primeira solução de comunicações móveis disponibilizada em Portugal, com o objectivo de apoiar comunidades de carácter social.

A operadora de comunicações móveis da PT associa-se à Generation Kazoo e lança este serviço inovador e pioneiro em Portugal. Através do cartão Kazoo, os utilizadores podem fazer reverter 5% dos carregamentos efectuados a favor de uma instituição social à sua escolha, entre o conjunto de entidades com as quais foram estabelecidos protocolos.

Neste momento encontram-se associadas ao projecto Kazoo um leque alargado de comunidades sociais: a ACAPO, Ajuda de Berço, Ajuda de Mãe, Aldeias de Crianças SOS, AMI, Amnistia Internacional Portugal; Casa Índigo, Comunidade Vida e Paz, Entreajuda, Fundação PT, Fundação do Gil, Liga dos Bombeiros, Associação CAIS, Fundação ‘O Século’, Liga Portuguesa Contra a Sida, Quercus e a União Zoófila. Para facilitar a adesão, as instituições estão agrupadas por temas. Depois de escolhida a causa e entidade, o utilizador terá apenas que indicar os seus dados pessoais e o número de telemóvel Kazoo. De salientar que a Kazoo disponibiliza a qualquer entidade ou causa de cariz social uma ferramenta online (http://www.kazoo.pt/) para a criação de novas comunidades.

Para adquirir um cartão recarregável Kazoo, o cliente apenas tem que ligar para o número 707 96 80 80, entrar em http://www.kazoo.pt/ onde é possível seleccionar a entidade pretendida ou dirigir-se à Fnac. A Kazoo assegura que enquanto o utilizador carregar o seu cartão para telemóvel, a associação escolhida recebe 5% do valor. Esta é uma forma original do utilizador apoiar uma causa com a qual se identifica, sem alterar os seus hábitos do telemóvel e sem custos acrescidos.

O serviço móvel Kazoo inclui os mesmos serviços da TMN, por via da marca UZO, através de outras co-brands como a Benfica Telecom e a Dragão Mobile. Apresenta também um tarifário vantajoso dentro da rede Kazoo: 0,05 até 0,10 cêntimos na voz, 0,25 cêntimos em SMS, 0,386 cêntimos em MMS. Para outras redes, os preços de voz vão de 0,125 a 0,25 cêntimos (todos os valores com IVA incluído).

O cartão recarregável Kazoo pode ser adquirido por 10 euros, já com 10 euros em chamadas (5 euros de saldo inicial e 5 euros no primeiro carregamento de valor igual/acumulado). Após a activação, estão também previstos 10% de bónus no valor carregado, durante seis meses. Uma das facilidades deste cartão é o facto do cliente poder manter o número de telemóvel actual.

“Desde o primeiro momento que nos foi apresentada a ideia Kazoo que a apoiámos entusiasticamente”, afirmou José Carlos Baldino, administrador da PT, durante o lançamento do novo serviço que decorreu no Centro de Conferências da TMN. Este apoio surgiu por duas razões: por ser “um projecto genuinamente empreendedor” e porque “está no nosso DNA apoiar projectos de cariz social. No que depender da PT, este projecto será um grande sucesso ao qual daremos o melhor de nós”, reforçou o responsável.

“A Kazoo é mais que um projecto. Significa estarmos presentes na sociedade”. A TMN “ajudou a crescer” esta iniciativa, salientou Ricardo Oliveira, um dos responsáveis da Kazoo. Trata-se de um projecto “com vistas largas” declarou ainda Rodrigo Santos, director da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, uma das entidades associadas ao projecto."
(fonte: www.solidariedade.pt)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Comunidade Vida e Paz em acção em Santa Apolónia

Prezados Amigos:


Ontem vi, por mero acaso, a comunidade Vida e Paz em funcionamento... estava eu a terminar mais um dia de trabalho, quando me deparo com uma carrinha com um logotipo que me pareceu familiar... era então uma carrinha da Comunidade Vida e Paz que distribuia alimentos a uma série de pessoas que a ela se dirigiam...
Por que motivo estarei eu a partilhar isto convosco? - estarão vocês a pensar... pois bem: para aqueles que duvidam da credibilidade e da seriedade das instituições que prestam apoio aos mais necessitados, aqui fica o testemunho de quem viu com os seus próprios olhos a distribuição de alimentos (e talvez de agasalhos também) que esta instituição levou a cabo ontem, perto da estação de Santa Apolónia, em Lisboa.
Gostava ainda de pedir a todos os que lerem este artigo, que comentem a actividade, princípios, objectivos, etc, desta instituição de apoio social. Conhecem? Já colaboraram? Estão a pensar fazê-lo? Já foram ajudados pela CVeP?