terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Doentes de Alzheimer ajudados por um colar

A Doença de Alzheimer é uma patologia neuro-degenerativa progressiva e incapacitante que leva o paciente à total dependência. Deste modo, a qualidade de vida do indivíduo é afectada, assim como a daqueles que compartilham o seu dia-a-dia.
Esta patologia foi descoberta em 1907 por Aloïs Alzheimer e representa 65% dos casos de demência.

(Aloïs Alzheimer)

"Em Portugal haverá cerca de 70 mil pessoas a sofrer de Alzheimer. A doença cujo sintoma primário é a perda de memória leva a que a maioria dos doentes se perca. O novo projecto Rumo Seguro ajuda a localizá-los e a identificá-los. O programa, de âmbito nacional, foi lançado em Dezembro do ano passado e tem como objectivo "permitir à pessoa portadora da doença um reencaminhamento rápido e seguro para a sua família, diminuindo a preocupação dos cuidadores", explica Mariana Nunes de Almeida, uma das responsáveis pelo projecto.

(...)

O Rumo Seguro é um programa desenvolvido, em parceria, entre a a Alzheimer Portugal, Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, e a empresa de Consultoria especializada na Indústria Farmacêutica, AMAZE. E tem por base a substituição do comum GPS por uma pulseira ou um colar que os doentes deverão transportar com eles. Esse objectos têm um código "complexo e exclusivo" atribuído no momento de inscrição no programa [ver ficha], que permite encontrá-los, identificá-los - o que, actualmente, não é fácil, porque muitas vezes eles não sabem dizer quem são - e posteriormente devolvê-los à família."

Para ler a notícia completa, clica aqui.


E que tal apostar no diagnóstico precoce?






2 comentários:

Bruno Martins disse...

Bastante relevante.

ainda há poucos meses, por altura da Caneças Solidária, dois voluntários tiveram de levar um doente `polícia para o orientar...

Boa!

BM

Andrea Santos disse...

Sim, eu lembro-me. e isto acontece muito... os doentes de Alzheimer (e de outras demências menos conhecidas, mas com alguma semelhança na sintomatologia) tendem, num fase da doença, a sair de casa sem rumo e andar, andar, andar. é sem dúvida perigoso e esta medida poderá fazer a diferença em alguns casos.