sábado, 19 de junho de 2010

O belo do tremoço!

Quem nunca ouviu dizer que o "marisco do povo" engorda?! Que faz mal, que faz celulite?!

Pois é, ao que parece, estudos científicos mostram que isso não passa de mito.

Segundo Fernando Póvoas, os pontos positivos são:
•Têm um baixo valor calórico;
•São ricos em fibra;
•Entretêm os mais gulosos no intervalo das refeições;
•Valores nutricionais por 100 grs de tremoço cozido: 90 calorias; 3,6 grs de carboidratos; 13,4 grs de proteínas e 2,4 grs de gordura.

e os negativos:
•Se não forem bem demolhados, podem provocar algum desconforto digestivo devido ao sal e eventuais aditivos que possam levar.

"Assim, em termos de nutrição, as propriedades deste aperitivo tem mais de positivo do que de negativo, contrariamente ao que muitas vezes se pensa. Se gostar de “petiscar” entre as refeições, os tremoços são, sem dúvida, um bom substituto do pão com manteiga, presunto, entre outros. Ao fazê-lo, estará a reduzir o consumo de calorias ao mesmo tempo que aumenta a ingestão de fibras."

O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.

Ajudam, ainda, a eliminar o colesterol LDL.

Tremoço Amarelo cozido (100g) = 88 kcal

4 comentários:

Bruno Martins disse...

Oh Andrinha, "Carboidratos"??? brasileirices, é??

lol

Andrea Santos disse...

Não, Fernando Póvoazices!
lol

Ana disse...

Confesso que não sou nada fã de tremoços, mas o problema não será que a malta os salga? Não é isso que contribui para a retenção de líquidos e algum mal à saúde?

Andrea Santos disse...

Eu gosto muito de tremoços.

Sim, de facto, se forem salgados aumentam a retenção de líquidos e aumentam o risco de doença cardiovascular... mas eles não têm de ser salgados! Aliás, eu gosto dos pouco ou nada salgados... e em casa cada um salga ou demolha como prefere.

Ah, já agora deixo claro que o valor calórico que apresentei foi sem contar com o sal!

bjs