terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Doentes de Alzheimer ajudados por um colar

A Doença de Alzheimer é uma patologia neuro-degenerativa progressiva e incapacitante que leva o paciente à total dependência. Deste modo, a qualidade de vida do indivíduo é afectada, assim como a daqueles que compartilham o seu dia-a-dia.
Esta patologia foi descoberta em 1907 por Aloïs Alzheimer e representa 65% dos casos de demência.

(Aloïs Alzheimer)

"Em Portugal haverá cerca de 70 mil pessoas a sofrer de Alzheimer. A doença cujo sintoma primário é a perda de memória leva a que a maioria dos doentes se perca. O novo projecto Rumo Seguro ajuda a localizá-los e a identificá-los. O programa, de âmbito nacional, foi lançado em Dezembro do ano passado e tem como objectivo "permitir à pessoa portadora da doença um reencaminhamento rápido e seguro para a sua família, diminuindo a preocupação dos cuidadores", explica Mariana Nunes de Almeida, uma das responsáveis pelo projecto.

(...)

O Rumo Seguro é um programa desenvolvido, em parceria, entre a a Alzheimer Portugal, Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, e a empresa de Consultoria especializada na Indústria Farmacêutica, AMAZE. E tem por base a substituição do comum GPS por uma pulseira ou um colar que os doentes deverão transportar com eles. Esse objectos têm um código "complexo e exclusivo" atribuído no momento de inscrição no programa [ver ficha], que permite encontrá-los, identificá-los - o que, actualmente, não é fácil, porque muitas vezes eles não sabem dizer quem são - e posteriormente devolvê-los à família."

Para ler a notícia completa, clica aqui.


E que tal apostar no diagnóstico precoce?






terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Artesanato Solidário!

Olá Solidários Amigos!





Durante os próximos tempos, apresentarei na barra lateral (à direita) alguns artigos de artesanato... Os interessados deverão deixar comentário neste artigo ou enviar mail para adoptaumamigo@gmail.com.


O lucro do artigo será entregue a uma insituição de solidariedade (que em tempo adequado colocarei a votação), sempre que for atingido o valor de lucro de 20 mãos...




O que acham???

beijos e abraços solidários!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Associação Auxílio e Amizade

Eis mais uma Associação de apoio social que vos venho apresentar hoje: a Associação Auxílio e Amizade (AAA). Para saberem mais sobre esta instituição, cliquem aqui.

A campanha que divulgo de seguida é apenas uma entre várias que estão, actualmente, em vigor... consultem o site para saberem mais!


"A Associação Auxílio e Amizade iniciou uma Nova Campanha Campanha Ajudar Mais
Fazer de um pouco - muito mais

Gostaríamos de poder ajudar mais, alimentando mais famílias carentes. Todos os dias novos pedidos de auxílio ecoam na despensa vazia da Associação Auxílio e Amizade.Ajude-nos a não fazer recusas a quem tem fome.Quando fizer as suas compras inclua mais um pacote, de qualquer coisa, que por muito pequena que seja, pode ser a refeição de quem NADA tem.Contando uns com os outros podemos fazer mais, dar mais, construindo o futuro de todos.Troque o saco vazio por uma esperança. Retome a sua boa ideia. Lembra-se de quando ouviu falar, pela primeira vez, das famílias carentes que a AAA assiste? Nesse dia sentiu uma enorme vontade de contribuir, de se aproximar dessas pessoas tão carentes que vivem com quase NADA. Nessa altura, sempre que ia ao Supermercado, juntava alguma coisa mais para entregar na AAA, para deixar no cesto dos géneros algo que pudesse ser depois distribuído. Ainda se recorda da emoção de transportar o saco com um, dois ou três produtos diferentes, de acordo com o seu orçamento, e de tudo o que sentia quando o entregava? Era sempre um momento de felicidade, não é verdade? Agora pense: há quanto tempo já não faz isto? Os meses foram passando, ouviu falar que se podem dar donativos em dinheiro e foi-se esquecendo, devagarinho, de juntar às suas compras mais um pacote de açúcar ou de arroz, uma latinha de atum ou uma embalagem de massas, um saquinho de feijão ou uma pasta de dentes. E sabe que mais? Outras pessoas também se esqueceram! Então, agora, retome a sua boa ideia . Envolva esta Campanha com o seu coração. Traga um pouco da sua esperança num mundo melhor para impregnar de alegria os sacos que vamos distribuir às nossas famílias carentes. A sua contribuição feita com afecto, com o carinho que sente ao lembrar-se dos que NADA têm, porque se lembra deles quando se lembra de si, vai fazer de si um colaborador de Jesus, alguém de quem o Mestre se socorre para levar um sorriso às casas mais tristes da cidade.
LEMBRE-SE: o auxílio em géneros é uma forma de amizade.
Retome a sua boa ideia.
AAA- Direcção de Apoio Técnico"