domingo, 28 de dezembro de 2008

Aldeias SOS

Hoje venho dar-vos a conhecer uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), reconhecida como pessoa colectiva de Utilidade Pública - "Aldeias de Crianças SOS" - conhecem?
Vou apresentar-vos partes dos textos apresentados no sítio desta instituição : http://aldeias-sos.org/.


"As Aldeias de Crianças SOS têm a sua origem na Áustria. O seu fundador Hermann Gmeiner conseguiu aplicar uma ideia fundamental e realizar um sonho: dar uma mãe, irmãos, irmãs, uma família e um lar às crianças órfãs e abandonadas da 2ª Guerra Mundial. Em 1949, em Imst, nasceu a primeira destas aldeias familiares.
15 anos depois, em 1964, é fundada a Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal (..). Tem como objectivo o acolhimento de crianças órfãs, abandonadas ou pertencentes a famílias de risco que não podem cuidar delas, proporcionando-lhes um modelo familiar de cuidados a longo prazo e uma formação sólida para alcançarem uma vida autónoma e a integração plena na sociedade.

(...)




Em Portugal existem três Aldeias de Crianças SOS. A primeira Aldeia foi inaugurada em 1967 em Bicesse (Cascais) a 25 Kms de Lisboa. As restantes Aldeias situam-se em Gulpilhares (V.N.Gaia) e na Guarda.
Desde Outubro de 2006, está em funcionamento a nova Residência de Jovens em Rio Maior, para jovens das Aldeias SOS, que frequentam cursos de formação profissional, nomeadamente em escolas profissionais em Santarém. Outras actividades estão previstas neste espaço como centro de formação de recursos humanos e campo de férias.
Para além das Aldeias de Crianças e Residência de jovens, existe um Centro Social em Bicesse, que dá apoio às mães reformadas e a pessoas idosas da comunidade e integra também uma creche. Há ainda outros projectos de apoio social em estudo destinado a crianças em risco."


Como ajudar? (clique no tópico para mais informação)



Sabia que...
"Existem hoje 452 Aldeias de Crianças SOS em todo o mundo, que oferecem um lar a 47.400 crianças.
Um conjunto de 1.400 instituições SOS (jardins de infância, lares de jovens, centros sociais e médicos) presta auxílio a mais de 600.000 beneficiários em 132 países."
O que acharam? Já conheciam? Aguardo as vossas opiniões...

1 comentário:

Bruno Martins disse...

sim, já conhecia este projecto, mas não sabia tantos pormenores.
Obrigado.

bisou.
BM