Nos dias que hoje correm, receber um gesto de simpatia e de agradecimento é tão reconfortante quanto raro.
Saber que faço a diferença na vida de alguém gera em mim um sentimento muito bom; já receber uma prendinha dessa pessoa é muito, muito, muito especial!
Vou partilhar convosco a lembrança que a minha menina me enviou. Cortei parte do que ela me escreveu, porque acho demasiado pessoal. Assim sendo, aqui vai:
Para aqueles que sentem um "arrepio na espinha" ao ler o nome da minha menina, aqui vai uma breve explicação do significado original da palavra:
"O símbolo da Swastika - sagrado Hindu - vem sendo usado desde tempos imemoriais. A palavra "swastika" é de origem sânscrita, sendo composta de "su= bom, agradável" e "vasa ou vasu= habitação". Por conseguinte, a palavra "swastika" é uma junção dos termos, tendo o significado de "boa habitação". Contudo, o termo "swasti" significa "pacífico, "calmo, "reverências", "respeitos". Também "asti" é o verbo ser, podendo "ser bom". Era costume do exército indiano do passado utilizar-se da forma da cruz swastika movendo-se no sentido horário, mantendo o centro de concentração para defesa.
A forma da cruz Swastika era empregada na construção de fortes defesas, tendo, portanto, um sentido de protecção e defesa.
A sua relação com o semideus do Sol, Suryadeva, fez-se de modo directo, uma vez que o sol é sinal de boa fortuna, saúde, sorte, felicidade, bem como na protecção contra a escuridão, que no hinduismo tem o sentido duplo da falta de luz e de conhecimento."
É verdade, originalmente, Swastika era um símbolo de conotação positiva... teve de vir "o outro" para usurpar e denegrir o significado de swastika (ok ok, estão orientados de forma diferente, mas à primeira vista parece o mesmo) :p
Obrigada, Swastika!
2 comentários:
Boa publicação, educativa e exemplar para muita gente essa partilha
:) para ti tb :p
bjs e obrigada
Enviar um comentário