domingo, 31 de maio de 2009

1 de Junho - Dia Mundial da Criança



E que tal, neste Dia Mundial da Criança, relembrar os Direitos da Criança - consagrados pelas Nações Unidas, em 1989, através da Convenção da Criança (CDC).



Foi no site da Unicef que encontrei a informação que vos deixo de seguida:




"A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo juridíco para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.

Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e tembém pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.
Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.


A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outrosdireitos das crianças:

• a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial –todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
• o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões quelhe digam respeito.
• a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos eà igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.
• a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntosque se relacionem com os seus direitos.



A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:



• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)
• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)
• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)"



Para saberem mais, visitem o site da Unicef. Lá encontrarão um Mundo de direitos reconhecidos pelas Nações Unidas que, infelizmente, são muitas vezes esquecidos. Mas como?! Porquê?!

sábado, 23 de maio de 2009

Um mesmo Planeta! Uma mesma espécie! Dois mundos Opostos!

Vejam esta fotografia



E agora vejam este vídeo de Fernando Vilela

Isto é justo? Isto é natural? Haver uns a pedecer no excesso de alimentação e outros a definhar com a falta deles? E dividir, repartir, distribuir?
O que pensas sobre isto? O que estás disponível para fazer em relação a isto?
Alguém me acompanha na vontade de ajudar os que morrem por fome?
Vamos recolher alimentos, vamos criar uma associação, vamos apoiar uma associação já existente... eu sei lá o que podemos fazer, mas sei que devemos fazer!
Aguardo os vossos comentários.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

REFLEX - A Fotografia é Arte

Prémio de Fotografia - REFLEX

REFLEX A FOTOGRAFIA É ARTE. REVELE-SE

"Um prémio temático de fotografia, aberto a todos os cidadãos residentes em Portugal, profissionais, estudantes e amadores. Tem como principais objectivos a dinamização do meio fotográfico e a valorização da fotografia enquanto expressão artística. Culmina com uma exposição fotográfica das obras finalistas e, em simultâneo, com o lançamento da edição especial da revista CAIS, também dedicada ao mesmo tema. Em 2006, o Banco Espírito Santo elegeu este projecto CAIS como um investimento social concertado com a sua política de mecenato da fotografia em Portugal e, este ano, o “Concurso de Fotografia CAIS” funde-se com “Um certo Olhar – BES” revelando - REFLEX – Prémio de Fotografia CAISBanco Espírito Santo.


2003 CFCAIS SENSUALIDADE E EROTISMO - 420 obras de 122 concorrentes
2004 CFCAIS ÀS VOLTAS COM A VIDA - 553 obras de 160 concorrentes
2005 CFCAIS O SILÊNCIO - 634 obras de 127 concorrentes
2006 CFCAIS O TEMPO – 2.529 obras de 487concorrentes
2007 REFLEX ARTISTAS – 802 obras de 209 concorrentes
2008 REFLEX Sons, Odores e Sabores - 834 obras de 870 concorrentes
2009 REFLEX Gerações - Candidaturas de 29 de Abril a 29 de Junho em http://www.reflex.com.pt/"

mais info em www.cais.pt

domingo, 3 de maio de 2009

Campanha Computadores Solidários


Campanha da Associação Bem-Haja


"Computadores, monitores, teclados, ratos, impressoras, colunas, etc.A Associação bem-haja.net criou a Campanha «Computadores Solidários» para fazer oferta de equipamentos informáticos a instituições sem fins lucrativos de Solidariedade, Apoio Social e Voluntariado.
Esta campanha visa a recepção de material informático usado, considerado pelos proprietários como excedente, para oferecer a instituições que dele precisam para as tarefas administrativas ou projectos especiais, como salas de formação, espaços de convívio ou missões humanitárias.

O desafio é lançado a Empresas e Particulares que possuam material informático em condições de funcionamento, com dois grandes objectivos:
1. Colmatar as necessidades técnicas das instituições, promovendo a melhoria das suas condições de trabalho e dando oportunidade a que os seus recursos financeiros possam ser canalizados e aplicados em benefício dos respectivos associados.
2. Permitir a reutilização de equipamentos ainda em ciclo de vida, evitando a sua destruição precoce e contribuindo para a preservação ambiental com a redução do volume de resíduos.
Entre Junho de 2005 e o final de 2007, 24 instituições beneficiaram da Campanha «Computadores Solidários» através da oferta de um total de 600 equipamentos informáticos, dos quais, 20% de computadores, 23% de monitores e 15% de impressoras.O valor financeiro estimado das ofertas ascende a sete mil euros (€7.000,00)."