sábado, 22 de janeiro de 2011

Regresso às origens!

Ontem iniciei mais uma etapa da minha vida. Uma etapa que há já algum tempo tinha intenção de começar mas que, pelas mais diversas razões, só agora se proporcionou.


Voltar aos bancos da escola é sempre estranho; e surpreendentemente agradável, também!

Para além da inevitável mudança na rotina semanal, voltar às aulas no papel de estudante é curioso. Já tinha voltado à escola enquanto docente, mas acho que voltar a entrar nas salas, sentar-me naquelas cadeiras em que me sentava quando era aluna, olhar para as mesmas paredes, sentir aquele cheiro... é avassalador!
As memórias guardadas dos tempos que lá vivi são mais que muitas e ocupam um cantinho muito especial no meu coração. Oh, se aquelas paredes falassem...
Foram tempos de liberdade: liberdade de horários, de vontades, de pensamentos e de sentimentos! E, como defensora da liberdade que sou, estas memórias deixam-me um gostinho muito especial. Tantas pessoas que conheci e com quem convivi, tantas situações pelas quais passei... tanta, tanta coisa que se começasse para aqui a contar, é certo que quem está do lado de lá do ecrã iria adormecer, tal é a quantidade de histórias e situações, e do quão pessoais são. Nos tempos da licenciatura vivi muitas coisas. Não sou orgulhosa ao ponto de dizer que faria tudo igual. Não, não faria. Todos crescemos com base nas experiências que vivemos e é para mim claro que, desde essa altura, já cresci e aprendi com os erros do passado. Obviamente, sabendo agora identificar erros passados, não voltaria a cometê-los. Mas, como a vida é mesmo assim - crescendo e aprendendo - este regresso aos bancos da escola serão mais uma oportunidade para crescer enquanto profissional e, também (porque não?), enquanto pessoa.
Acho que até crescerei enquanto professora. Já aprendi umas coisas nas aulas que tive: agora vejo o comportamento dos docente com outro olhar. Não só aprender o que ensinam, mas também como ensinam!

É com muito orgulho que volto à vida de estudante!


Uma nova aventura começa! :)