sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Fundo Contra a Indiferença - AMI

Há uns anos atrás, propuseram-me fazer um trabalho sobre uma instituição... uma qualquer... e, já nessa altura, achei que a AMI (Assistência Médica Internacional) era merecedora de uma atenção especial... SG, MS e TF, lembram-se das nossas aventuras pelas ruas de Lisboa?! lol

Ora muita coisa teria para dizer sobre a AMI, mas acho que tudo o que dissesse seria sempre apenas uma pequena parte do que existe para dizer. Assim, para aqueles que queiram obter mais informações em relação à AMI, aconselho vivamente que visitem http://www.ami.org.pt/.

Hoje, quero apenas partilhar uma das mais recentes campanhas da AMI:





Através desta campanha, a AMI pretende "levar a cabo missões de emergência, a AMI mantém-se em constante estado de prevenção, mantendo os seus operacionais e equipamento de emergência preparados para serem enviados para onde for necessário.

Vinte anos após o lançamento da sua primeira missão, a AMI pretende lançar um desafio solidário às empresas e outras entidades públicas e privadas portuguesas no sentido de constituírem uma rede de doadores para o Fundo Contra a Indiferença."

Veja mais aqui.

Esta é apenas uma de várias campanhas em vigor... visitem o site para saberem mais...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Instituto Gulbenkian de Ciência

Colaborar com a investigação científica é contribuir para a evolução da sociedade. Novos conhecimentos são vantajosos para todos: mais sabedoria resulta numa melhor capacidade de compreender e actuar face a várias situações da vida actual, nomeadamente na saúde.

A Fundação Calouste Gulbenkian, sediada em Lisboa, e criada por disposição testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian, é uma instituição de direito privado e utilidade pública, cujos fins estatutários são a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação. Esta Fundação tornou-se num marco incontornável na investigação científica, na arte e na cultura portuguesa!




As actividades desenvolvidas directamente pela Fundação no campo da investigação científica e do ensino estão concentradas no Instituto Gulbenkian de Ciência. O Instituto está instalado em Oeiras, num campo científico constituído por diversos edifícios, junto ao Palácio dos Marqueses de Pombal.
Quer colaborar com o desenvolvimento científico, levado a cabo pelos cientistas da Gulbenkian? Pode participar nos eventos promovidos por esta instituição e pode também contribuir para o aumento dos fundos disponíveis para investimento na investigação: está à venda uma colecção de 5 Canecas e 5 Pins temáticos, com imagens escolhidas pelos cientistas que levam a cabo um sem-número de actividades experimentais sob a alçada Gulbenkiana... clique aqui para saber mais.



Fiquem atentos às actividades da Fundação

CEDACE


O que fazer quando uma doença nos tira a capacidade de responder fisicamente aos desafios do dia-a-dia?! E quando vemos ameaçados os nossos projectos de futuro, por causa de uma enfermidade que nunca pensámos que "calhasse" a nós?! O que podemos fazer é lutar pela vida e, em muitos casos, aguardar que alguém nos estenda uma mão e nos ajude...



A doação de medula óssea é uma das forma mais simples e mais úteis de ajudar quem está doente! É uma atitude altruísta que pode salvar muitas vidas! Pensemos: "e se fosse eu que precisasse?!"

Pois bem, apresento-vos o CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão). Para mais esclarecimentos, clica em CEDACE.

Para se tornar doador voluntário, basta inscrever-se e doar um pouco de sangue para que possa fazer parte da base de dados desta organização.



Algures no mundo poderá haver alguém que precise da sua ajuda... poderá salvar a vida a alguém... pense nisso!




sábado, 17 de janeiro de 2009

KAZOO

Eis que descobri esta associação entre as novas tecnologias e a solidariedade. Será possível?!


"Primeiro serviço móvel de cariz social


Kazoo é o nome do primeiro serviço móvel de cariz social a nível nacional. Lançado pela TMN, em parceria com a Generation Kazoo, esta nova solução vai canalizar 5% de todos os carregamentos efectuados pelos clientes no cartão Kazoo para uma instituição social. O cliente é quem decide qual a instituição para a qual revertem as receitas.

Já imaginou poder ajudar a melhorar algo em que acredita, sempre que fizer uma chamada ou enviar um SMS do seu telemóvel? Agora já pode. A TMN apresenta-lhe Kazoo, a primeira solução de comunicações móveis disponibilizada em Portugal, com o objectivo de apoiar comunidades de carácter social.

A operadora de comunicações móveis da PT associa-se à Generation Kazoo e lança este serviço inovador e pioneiro em Portugal. Através do cartão Kazoo, os utilizadores podem fazer reverter 5% dos carregamentos efectuados a favor de uma instituição social à sua escolha, entre o conjunto de entidades com as quais foram estabelecidos protocolos.

Neste momento encontram-se associadas ao projecto Kazoo um leque alargado de comunidades sociais: a ACAPO, Ajuda de Berço, Ajuda de Mãe, Aldeias de Crianças SOS, AMI, Amnistia Internacional Portugal; Casa Índigo, Comunidade Vida e Paz, Entreajuda, Fundação PT, Fundação do Gil, Liga dos Bombeiros, Associação CAIS, Fundação ‘O Século’, Liga Portuguesa Contra a Sida, Quercus e a União Zoófila. Para facilitar a adesão, as instituições estão agrupadas por temas. Depois de escolhida a causa e entidade, o utilizador terá apenas que indicar os seus dados pessoais e o número de telemóvel Kazoo. De salientar que a Kazoo disponibiliza a qualquer entidade ou causa de cariz social uma ferramenta online (http://www.kazoo.pt/) para a criação de novas comunidades.

Para adquirir um cartão recarregável Kazoo, o cliente apenas tem que ligar para o número 707 96 80 80, entrar em http://www.kazoo.pt/ onde é possível seleccionar a entidade pretendida ou dirigir-se à Fnac. A Kazoo assegura que enquanto o utilizador carregar o seu cartão para telemóvel, a associação escolhida recebe 5% do valor. Esta é uma forma original do utilizador apoiar uma causa com a qual se identifica, sem alterar os seus hábitos do telemóvel e sem custos acrescidos.

O serviço móvel Kazoo inclui os mesmos serviços da TMN, por via da marca UZO, através de outras co-brands como a Benfica Telecom e a Dragão Mobile. Apresenta também um tarifário vantajoso dentro da rede Kazoo: 0,05 até 0,10 cêntimos na voz, 0,25 cêntimos em SMS, 0,386 cêntimos em MMS. Para outras redes, os preços de voz vão de 0,125 a 0,25 cêntimos (todos os valores com IVA incluído).

O cartão recarregável Kazoo pode ser adquirido por 10 euros, já com 10 euros em chamadas (5 euros de saldo inicial e 5 euros no primeiro carregamento de valor igual/acumulado). Após a activação, estão também previstos 10% de bónus no valor carregado, durante seis meses. Uma das facilidades deste cartão é o facto do cliente poder manter o número de telemóvel actual.

“Desde o primeiro momento que nos foi apresentada a ideia Kazoo que a apoiámos entusiasticamente”, afirmou José Carlos Baldino, administrador da PT, durante o lançamento do novo serviço que decorreu no Centro de Conferências da TMN. Este apoio surgiu por duas razões: por ser “um projecto genuinamente empreendedor” e porque “está no nosso DNA apoiar projectos de cariz social. No que depender da PT, este projecto será um grande sucesso ao qual daremos o melhor de nós”, reforçou o responsável.

“A Kazoo é mais que um projecto. Significa estarmos presentes na sociedade”. A TMN “ajudou a crescer” esta iniciativa, salientou Ricardo Oliveira, um dos responsáveis da Kazoo. Trata-se de um projecto “com vistas largas” declarou ainda Rodrigo Santos, director da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, uma das entidades associadas ao projecto."
(fonte: www.solidariedade.pt)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Comunidade Vida e Paz em acção em Santa Apolónia

Prezados Amigos:


Ontem vi, por mero acaso, a comunidade Vida e Paz em funcionamento... estava eu a terminar mais um dia de trabalho, quando me deparo com uma carrinha com um logotipo que me pareceu familiar... era então uma carrinha da Comunidade Vida e Paz que distribuia alimentos a uma série de pessoas que a ela se dirigiam...
Por que motivo estarei eu a partilhar isto convosco? - estarão vocês a pensar... pois bem: para aqueles que duvidam da credibilidade e da seriedade das instituições que prestam apoio aos mais necessitados, aqui fica o testemunho de quem viu com os seus próprios olhos a distribuição de alimentos (e talvez de agasalhos também) que esta instituição levou a cabo ontem, perto da estação de Santa Apolónia, em Lisboa.
Gostava ainda de pedir a todos os que lerem este artigo, que comentem a actividade, princípios, objectivos, etc, desta instituição de apoio social. Conhecem? Já colaboraram? Estão a pensar fazê-lo? Já foram ajudados pela CVeP?